segunda-feira, 19 de abril de 2010

II SIMPÓSIO SUPEROU EXPECTATIVAS

GRUPO UFGD promoveu o II Simpósio de Grupo de Estudos: A obra de Norbert Elias
Simpósio discutiu os processos civilizadores da obra Norbert Elias

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) promoveu, nos dias 15 e 16 de abril de 2010, o II Simpósio do Grupo de Estudos, sob a temática “Tempos e espaços civilizadores: diálogos com Norbert Elias”. A abertura do evento foi no dia 15 a partir das 14 horas, no anfiteatro da FCH/ Unidade II, as 19 horas, ocorreu a aula inaugural do Mestrado em Educação com uma conferência sobre Norbert Elias e a educação e o lançamento do livro Tempos e espaços civilizadores. No dia 16 as programações foram, a partir das 14 horas, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).
O evento discutiu o valor e a contribuição dos trabalhos de Norbert Elias possibilitando uma reflexão sobre a correlação ser humano e da sociedade.
Para a conferência, tivemos a Profª Dra. Cynthia Greive Veiga (UFMG), graduada em História e mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais, doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas e pós doutoramento no departamento de História da Universidade de São Paulo, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ e realiza atividades docentes na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, seus temas de pesquisas são sobre escolarizacao, disciplinas escolares, educação da infância, professores, relações interétnicas, de gênero e classe social na história da escola.
Além da conferencista, o evento contou, pela segunda vez, com a participação do Profº Drº Ademir Gebara, aposentado pela Unicamp e atuante na Universidade Federal de Pernambuco. Gebara, que é graduado em História e Educação Física, é destaque nas áreas de esporte e educação. Dentre as dezenas de publicações do professor está a obra Conversas sobre Norbert Elias, com duas edições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário